O carnaval esta chegando e para quem gosta da brincadeira deve ficar atento a alguns cuidados com o seu aparelho auditivo e principalmente com a sua audição!
É comum que nessa época sejam realizadas muitas brincadeiras que envolvem água ou spray de espuma, por exemplo. Mas você já sabe que umidade e aparelho auditivo não combinam. Portanto, o ideal é evitar aglomerações.
Caso seu aparelho auditivo molhe, desligue-o imediatamente, seque com um pano limpo e coloque em um pote de sílica. No dia seguinte, coloque uma pilha nova. Se o aparelho não funcionar, procure o seu fonoaudiólogo.
Se você já sabe que ficará exposto ao som alto, é comum pensar em ajustar seu aparelho auditivo. Na maior parte dos casos, o ajuste não é necessário, pois os novos aparelhos já contam com uma tecnologia que proporciona essa comodidade, configurando o aparelho para qualquer situação.
Atenção!!!
A primeira precaução é imprescindível: cuidado com o volume das caixas de som! O ouvido humano suporta até 85 decibéis sem que o som seja prejudicial.
O problema é que, nos blocos de carnaval, as músicas chegam a até 120 decibéis, ou seja, ultrapassam muito o permitido.
Por isso, o mais indicado é ficar em lugares afastados das caixas de som para evitar lesões nas células do ouvido.
É comum que no mesmo dia ou no seguinte surjam alguns incômodos, como sensação de pressão no ouvido, zumbido e dificuldade para ouvir. Porém, mesmo que os incômodos desapareçam, as células responsáveis pela audição podem ter sido lesionadas e em seguida surgir problemas auditivos, já que essas células não se regeneram.
O ideal é ficar pelo menos a 10 metros do equipamento de som e, se você for trabalhar em festas como essa, o uso de protetores auriculares é indispensável!
No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho em excesso gera irritação, choro e elas podem sair daquele ambiente com um forte zumbido no ouvido, sem que os pais percebam.
Agora que você já sabe como cuidar da sua audição, curta seu carnaval e em caso de dúvidas entre em contato conosco.
CENTRO AUDITIVO SPAÇO OUVIR
Helane Machado
Fonoaudióloga
(CRFª 8–9263 )
Especialista em Audiologia