Todos nós possuímos características únicas, o que nos difere uns dos outros. E no processo de aprendizado também é assim, nem todas as crianças aprendem ou assimilam as informações da mesma maneira, sendo que algumas sofrem com dificuldades de aprendizagem.
A dificuldade em aprender pode estar relacionada a uma série de disfunções que atingem diretamente modo como o cérebro recebe, processa, armazena, responde e produz qualquer informação.
Geralmente a dificuldade de aprendizagem é associada a causas “comuns” como, por exemplo, dislexia, disgrafia, déficit de atenção e etc. No entanto, a perda auditiva também pode comprometer o aprendizado.
É necessário ficar atento ao comportamento da criança, que pode apresentar conflitos de relacionamentos com colegas, falta de concentração e retraimento em excesso.
Buscar auxílio de um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo é fundamental para um diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo detectado o problema, maiores são as chances da criança ter uma vida normal.
Quer saber como é o papel do fonoaudiólogo no processo de aprendizagem? Continue lendo esse artigo e descubra!
Como o fonoaudiólogo pode ajudar?
A função desse profissional é completamente interdisciplinar, sendo que ele é responsável por desenvolver, junto com as diretrizes da equipe pedagógica, exercícios que trabalhem a oralidade. Desta maneira, o profissional utiliza materiais gráficos para estimular a leitura e, assim, analisar os problemas apresentados pela criança.
Ainda, o fonoaudiólogo procura realizar ações por meio de práticas recreativas, como textos adequados para a infância e até jogos que incentivem a fala da criança. É importante lembrar que ele também pode realizar atividades que atuem de modo direto na musculatura que estejam unidos à fala e à audição.
É fundamental que o profissional de fonoaudiologia crie um relacionamento com a escola, para que o trabalho seja completo. Junto com a equipe didática, ambas as partes podem executar metodologias importantes no processo de aprendizagem, cada um na sua própria área de atuação.
Quais são as características mais comuns nas dificuldades de aprendizagem?
Os problemas de aprendizado não se referem a uma incompetência única, mas sim uma categoria geral composta por dificuldades em habilidades de diversas áreas. Muitas vezes, por preconceito ou falta de atenção, as crianças e adolescentes nessa situação passam despercebidos pelos pais e familiares. Fique atento a essas características (as mais comuns) apresentadas pelos estudantes:
- Na infância: Começa a falar mais tarde, vocabulário pobre, resistência para seguir ordens e rotinas, lentidão para desenvolver habilidades simples como desenhar ou pintar.
- Na pré-adolescência: Problemas para distinguir a relação entre letras e sons, erros seguidos na leitura, vagaroso para lembrar fatos, transtorno no aprendizado de números e cálculos, coordenação motora fraca, dificuldade em compreender o conceito de tempo.
- Na adolescência e vida adulta: Confusão em interpretação e análise de textos, problemas nos processos metalinguísticos, falhas na produção de textos complexos, falhas na compreensão de enunciados.
Caso você identifique alguma dessas características ou observe mudanças no comportamento da criança, não espere para procurar ajuda de um profissional especializado. Entre em contato com a Spaço Ouvir e marque um horário com nossos especialistas para esclarecer suas dúvidas!