Hoje em dia o mercado de aparelhos auditivos está repleto de diferentes opções, existem aqueles que são colocados na parte interna do ouvido – ficando praticamente invisível – e outros que ficam na parte externa da orelha com uma ligação até o ouvido interno.
Investir em um bom aparelho auditivo é primordial, pois ele vai influenciar na sua qualidade de vida e no modo de ouvir o mundo a sua volta. O preço costuma variar de acordo com o modelo e os benefícios que ele possui. Além disso, é uma despesa extra que pode pegar você de surpresa e comprometer o seu orçamento.
Entretanto, algumas instituições bancárias já oferecem soluções financeiras para seus correntistas com o propósito de contribuir para acessibilidade, como o Banco do Brasil. Quer saber mais sobre esse recurso? Continue acompanhando nosso artigo!
BB Crédito Acessibilidade
Em novembro de 2011, o Governo Federal criou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, e em parceria com o Banco do Brasil desenvolveu o BB Crédito Acessibilidade, são linhas de crédito com juros baixos (subsidiados do governo) oferecidas aos correntistas para a compra de produtos e serviços de tecnologia assistiva, destinados a melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.
Com esse crédito ficou mais fácil financiar cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, órteses, próteses, andadores, adaptações em imóvel residencial, entre outros produtos de tecnologia assistiva. As taxas propostas são de 0,41% ao mês, para clientes que ganham até 5 salários mínimos; 0,45% ao mês, para clientes que ganham entre 5 e 10 salários mínimos. Ou seja, as taxas são menores do que o rendimento da poupança, que é de cerca de 0,5% ao mês.
Esse recurso está disponível para pessoas físicas, correntistas do Banco do Brasil e que possuem limite de crédito disponível e renda mensal bruta de até 10 salários mínimos. Agora, se você possui um parente, por exemplo, que não é correntista e precisa do financiamento, você pode financiar o item para ele.
3 dicas fundamentais para comprar o aparelho auditivo certo
- Avalie suas necessidades
Todo mundo possui um cotidiano repleto de atividades particulares. Por isso, os aparelhos auditivos são programados especialmente para cada pessoa, de acordo com o que ela precisa. Assim, avalie os seus hábitos do dia a dia na hora de realizar a escolha do seu aparelho auditivo. Você gosta de ouvir músicas no fone? Ou prefere assistir suas séries de TV prediletas? Independente das suas prioridades, lembre-se de considerá-las antes de tomar uma decisão sobre o aparelho auditivo ideal.
- Faça um teste
Algumas marcas permitem fazer um teste com o aparelho auditivo por alguns dias. Esse tempo de adaptação é fundamental para você ir se familiarizando com o aparelho e perceber a diferença na sua audição. As mudanças demoram um tempo para serem percebidas, mas logo nos primeiros dias já é possível ouvir melhor.
- Procure um profissional especializado
Comprar um aparelho auditivo não é tão simples quanto parece, por se tratar de uma ferramenta médica, é necessário contar com o acompanhamento de um profissional qualificado. O fonoaudiólogo saberá recomendar o modelo ideal de aparelho auditivo e fazer as adaptações necessárias.
Gostou de saber mais sobre o BB Crédito Acessibilidade e das nossas dicas? Aproveite e confira nossos conteúdos anteriores para descobrir muito mais dicas e novidades!