Antigamente as pessoas cresciam em meio a crença de que a surdez era um problema somente entre as pessoas da terceira idade. Mas a perda auditiva é uma condição muito comum e pode surgir em diferentes fases da vida, seja por causa de doenças, defeito congênito, lesão e outros, é necessário ficar atento a qualquer suspeita de algo errado e realizar exames periodicamente a fim de uma melhor qualidade de vida. Entre os exames indicados está a audiometria, que é uma forma rápida, simples e indolor de avaliar a audição e se a mesma sofre quaisquer tipos de irregularidades.
O que é audiometria?
A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente de ouvir e compreender sons, através dele é possível diagnosticar alterações auditivas e orientar o paciente sobre medidas protetivas e tratamentos mais indicados para cada caso. É importante ressaltar que o exame precisa ser realizado somente por um fonoaudiólogo especializado ou um otorrinolaringologista, pois, esses profissionais sabem diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e analisar qual o tipo de perda auditiva que pode ter afetado o paciente.
Como é o exame?
A audiometria é um teste, no qual, o paciente fica dentro de uma cabine acústica que irá isolá-lo dos ruídos do ambiente. Esse exame é dividido em dois tipos: o tonal e o vocal. O primeiro avalia o grau e o tipo de perda auditiva, já o segundo, identifica qual é a capacidade do paciente em compreender a fala humana. Nos dois casos é utilizado um fone de ouvido, do qual ouvirá certos sons emitidos pelo examinador, e é necessário a participação ativa do paciente para que o exame seja bem-sucedido.
Para entender melhor a situação em que se encontra a audição dos pacientes, o resultado é medido por decibéis e pode variar em uma escala entre -10 a 120 decibéis. Confira:
Até 25: Audição normal
26 a 40: Perda de audição leve
41 a 50: Perda auditiva moderada
56 a 70: Perda auditiva moderadamente severa
71 a 90: Perda auditiva severa
+ 90: Perda auditiva profunda
Quando o exame é indicado?
O exame de audiometria é indicado, principalmente, quando existe uma suspeita de surdez ou quando ocorrem lesões (tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos e infecções). Em alguns casos apenas o exame de audiometria não é o suficiente para um diagnóstico preciso e outros exames podem ser solicitados como: a radiografia e a tomografia computadorizada do crânio.
Lembre-se que cuidar da audição é muito importante, por isso, ao perceber qualquer possível alteração ou suspeitar de perda auditiva, procure um médico otorrinolaringologista e, depois, por um fonoaudiólogo. Realizar a audiometria regularmente é uma forma de prevenção e de avaliar sua capacidade auditiva, além de detectar possíveis alterações.
Quer saber mais sobre cuidados com a audição, aparelhos auditivos e mais? Curta a página Spaço Ouvir no Facebook e não perca nossas dicas e sugestões aqui no blog!