Muitas pessoas ainda sentem dificuldade em aceitar o uso do aparelho auditivo e, consequentemente, acabam comprometendo a própria qualidade de vida. A boa notícia é que com o avanço da tecnologia esses dispositivos se tornaram mais fáceis de manusear e com melhor adaptação.
Além disso, alguns modelos são discretos e tem possibilitado o uso cada vez mais prolongado, sem que haja a necessidade de troca da bateria ou a retirada para afazeres simples, como tomar banho, dormir e fazer exercícios. É importante lembrar que o tipo de aparelho auditivo é escolhido de acordo com o grau de perda auditiva e aceitação de cada pessoa.
Confira, a seguir, quais são os tipos de aparelhos auditivos disponíveis e os indicados para cada grau de perda auditiva:
Principais tipos de aparelhos auditivos
Os aparelhos auditivos são as principais ferramentas no tratamento da perda de audição, capazes de amplificar o volume dos sons do ambiente, melhorando a audição. A adaptação de cada tipo de aparelho auditivo é feita de acordo com a necessidade do paciente, o mais indicado é que seja feita uma experiência prévia com o aparelho antes de comprá-lo.
Microcanal (CIC)
Esse modelo de aparelho auditivo é pequeno e formado por uma única peça que se encaixa no canal auditivo, deixando uma pequena parte à mostra. Por ser o menor modelo de aparelho auditivo de peça única, ele proporciona uma fácil adaptação dentro da orelha, pois a cápsula pode ser moldada para cada paciente.
É recomendado para os casos de perda auditiva de grau leve a moderado. Por ser discreto, ele é perfeito para as pessoas que não desejam que o aparelho fique visível.
Intracanal (ITC)
Assim como a opção anterior, o Intracanal é formado por uma única peça e também é posicionado no canal auditivo. É ideal para os pacientes que necessitam de uma maior amplificação e preferem ter um maior controle de sua audição, visto que possui função de programação e controle do volume. Um pouco maior que o microcanal, também é indicado para pacientes com perda auditiva de grau leve a moderado.
Intra-auricular (ITE)
O aparelho auditivo intra-auricular é customizado de acordo com cada paciente para ser encaixado dentro da porção externa da orelha, formado por uma cápsula única. Esse modelo é um pouco maior que os dois anteriores.
Ainda, o tipo “intra” é o que possui maior potência de amplificação de sons. Por isso, é recomendado para pessoas com perda auditiva severa, além de ser adaptável para perdas leves e moderadas. Uma das vantagens do intra-auricular é a facilidade de ser encaixado na orelha, ideal para pacientes com habilidades manuais prejudicadas.
Retroauricular (BTE)
Esse é o modelo mais potente dos aparelhos auditivos, apresenta mais recursos que os demais. Ele fica posicionado atrás da orelha e é indicado para todos os graus de perda de audição, do leve ao profundo.
Receptor do canal (RIC)
Considerado a evolução do modelo retroauricular, é um aparelho de tamanho reduzido e ligado ao canal auditivo por um fio fino e transparente. Não é produzido de maneira customizada para cada cliente, mas está disponível em diferentes tamanhos de acordo com cada tipo de orelha. Indicado para pessoas com perda auditiva leve a severa.
Para saber qual tipo de aparelho auditivo é o ideal para você, busque o auxílio de um profissional. Somente ele pode identificar qual é o seu grau de perda auditiva e indicar o modelo adequado. Aproveite para entrar em contato com a Spaço Ouvir para esclarecer as suas dúvidas, acesse o site e marque um horário!