Qual a diferença entre Aparelho Auditivo e um Implante Coclear?

A deficiência auditiva (também conhecida como surdez) é a falta de habilidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença, devido ao envelhecimento ou causada por determinadas doenças.

Esse problema é classificado de acordo com graus e níveis:

  • de 25 a 40 decibéis (dB) – surdez leve;
  • de 41 a 55 dB – surdez moderada;
  • de 56 a 70 dB – surdez acentuada;
  • de 71 a 90 dB – surdez severa;
  • acima de 91 dB – surdez profunda.

A maioria dos casos de deficiência auditiva não tem possuem cura. Porém, eles podem ser tratados com o uso de aparelho auditivo ou implante coclear.

Você sabe quais são as diferenças entre eles? Ou como escolher? Neste artigo nós reunimos todas as informações necessárias para esclarecer essas dúvidas. Confira!

Quais as diferenças entre aparelho auditivo e implante coclear?

A função principal do aparelho auditivo é amplificar o som. Assim, seu uso é recomendado para pessoas que tenham algum grau de audição para que o som que ela ouve seja amplificado, e, assim, seja escutado com qualidade e em um volume adequado.

Porém, quando uma pessoa não ouve nada, amplificar o som não vai resolver o problema. Nesse caso, é recomendado o implante coclear, pois ele fará o papel de todas as estruturas do ouvido. Isso significa que ele capta o som do ambiente, o transforma em um sinal elétrico para o nervo auditivo e o leva para o cérebro.

Desta maneira, a primeira diferença está no funcionamento. Como vimos, é preciso que a pessoa que usa aparelho auditivo tenha as funções do ouvido preservadas, enquanto o indivíduo que usa o implante coclear não necessita de orelha, tímpano, ossos ou cóclea.

Outro detalhe que os diferencia é a necessidade de cirurgia, que não é preciso no uso de aparelho auditivo. A técnica varia de acordo com o tipo de implante, mas normalmente o paciente é sedado com anestesia geral. Em seguida, é feito um corte de cerca de 4 centímetros atrás da orelha para posicionar os eletrodos.

Geralmente, o pós-operatório é tranquilo e o paciente recebe alta no mesmo dia. A ativação do implante acontece cerca de 30 dias depois da cirurgia e, após, inicia-se a fase de adaptação.

Como testar minha audição?

O teste auditivo é composto por uma série de exames que quando realizados juntos ajudam a determinar se você sofre ou não de perda auditiva e qual é o grau, a intensidade dessa perda. Um teste auditivo é feito por um profissional de audição com equipamentos profissionais.

Na Spaço Ouvir você pode fazer um teste auditivo gratuitamente! Para obter mais informações, basta acessar o site ou entrar em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *