Quem é surdo pode voltar a ouvir?

Para quem ouve, imaginar um mundo sem sons parece ser impossível, mas para muitas pessoas surdas essa é a realidade. A perda auditiva é dividida em diferentes graus: mínimo, leve, moderado, severo e profundo. Em alguns casos os pacientes não conseguem ouvir nada ou, se ouvem, são apenas alguns ruídos. No entanto, duas opções estão disponíveis: os aparelhos auditivos e o implante coclear.

Se você ainda está se questionando se é possível voltar a ouvir, a resposta é SIM! Porém, é importante ressaltar que existem casos e casos, ou seja, algumas pessoas possuem problemas auditivos mais sérios e o retorno da audição pode não ser possível. Por isso, o mais indicado é procurar por um médico especialista para que ele possa te orientar sobre o tratamento adequado.

Para saber mais sobre os aparelhos auditivos e o implante coclear, continue lendo o artigo!

Principais tratamentos recomendados

Aparelhos auditivos

Essa é a opção de tratamento mais utilizada para os casos de surdez devido a praticidade de sua potência, que pode ser alterada e regulada para se adequar ao grau auditivo de cada paciente. Em todos os dispositivos você encontrará cinco componentes básicos: microfones, amplificador, alto-falante, bateria e um chip de computador programado pelo profissional de audição para atender às necessidades individuais. Mas qual é o papel de cada um deles?

  • O microfone captura os sons;
  • Os sons são analisados pelo chip de processamento;
  • Após serem processados, eles são enviados para o amplificador;
  • Amplificados eles são enviados para o alto-falante;
  • Sons são transmitidos pelos alto-falantes para o ouvido interno;
  • No ouvido interno os sons são transformados em impulsos elétricos;
  • Esses impulsos são capturados pelo cérebro, onde são processados.

Geralmente, os aparelhos auditivos são colocados atrás da orelha onde fica o microfone que amplia o som para uma pequena coluna que é colocada dentro do ouvido, permitindo que o paciente consiga ouvir com um pouco mais de nitidez.

Os aparelhos auditivos são confortáveis, discretos e oferecem uma variedade de recursos. Além disso, são diferentes modelos disponíveis no mercado, por isso busque auxílio de um especialista para encontrar o aparelho auditivo adequado para você.

Implante coclear

Em alguns casos os aparelhos auditivos não são suficientes para melhorar a capacidade auditiva do paciente. Quando isso acontece, o tratamento mais indicado é o implante coclear que consiste em uma prótese colocada na cóclea (parte interna do ouvido) através de cirurgia, e outra presa ao redor do ouvido, composta pela antena e o processador da fala.

Assim como os aparelhos auditivos, o microfone do implante capta os sons do ambiente e transmite para o processador de fala, esse analisa os sinais sonoros recebidos e os codifica em impulsos elétricos, que serão enviados para a antena, ainda na unidade externa.

No entanto, existe uma diferença significativa entre eles. Os aparelhos auditivos captam os sons do ambiente e os amplificam, para que a pessoa possa escutá-los. Desta maneira, eles só funcionam para aqueles pacientes que ainda conseguem ouvir algo, de forma que conseguem entender os sons que são amplificados.

Se a pessoa não escuta nada ou quase nada, não adianta amplificar os sons do ambiente. Nesses casos, é necessário recorrer ao implante coclear, que tem como objetivo estimular eletricamente as células da cóclea, imitando as funções do ouvido.

Gostou de saber mais sobre essas opções? Para descobrir qual delas é ideal para você, lembre-se de conversar com um profissional. Aproveite e entre em contato com a Spaço Ouvir para esclarecer demais dúvidas, basta clicar no ícone do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *