Um estudo publicado sobre várias pesquisas científicas que foram feitas comprovou que o uso de aparelho auditivo causa uma significante melhoria na qualidade de vida das pessoas com problemas de perda auditiva.
O estudo foi publicado pela revista Scientífica “Evaluation of the Social and Economic Costs of Hearing Impairment”. A presente reportagem apresenta resultados de um amplo estudo com a maioria das pesquisas Scientificas de impacto social e economico de perda auditiva na Europa, Australia e Estados Unidos.
Os pontos principais sobre os efeitos do uso de aparelhos auditivos na qualidade de vida:
- O aparelho auditivo melhoram a qualidade de vida de todos os seus usuários.
- A saúde dos usuários de aparelho auditivo é bem melhor do que os não usuários.
- Usuários de aparelho auditivo é visto pela família como tendo melhor capacidade cognitiva do que os não usuários e que são menos introvertidos.
- Os efeitos do uso de aparelho auditivo se refletem na vida social, atividades em grupo e relacionamento familiar.
- Usuários de aparelho auditivo são mais auto-confiantes, têm uma imagem positiva de si mesmos e uma facilidade maior para se comunicar resultado de sua auto-estima. O que não ocorre o mesmo com os não usuários .
- O aparelho auditivo ajuda a diminuir o sentimento autodestrutivo das funções psicológicas que são resultado dos danos causados pela perda auditiva.
- O aparelho auditivo resgata para seu usuário as funções e valores sociais, emocionais e comunicativas, uma vez perdidos pela deficiência auditiva.
- Usuários de aparelho auditivo gostam e são mais engajados em atividades sociais.
- O aparelho auditivo melhora, na maioria das vêzes, os aspectos emocionais da vida de seus usuários, os quais passam a ter um relacionamento mais caloroso com a família e ver a vida por uma perspectiva mais positiva.